Você costuma sentir sede depois de escovar os dentes? Se sua resposta for sim, saiba que isso é mais normal do que você pensa e existe uma explicação para isso. A resposta está em uma substância que existe na composição de algumas pastas de dente.
O nome dela é Lauril Sulfato de Sódio. “Ela funciona como uma espécie de detergente e é a responsável pela limpeza e pela espuma durante a escovação”, diz Thaylla Saraiva, cirurgião-dentista especializada em Saúde Coletiva e da Família.
O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucal.
Além disso, essa substância afeta as papilas gustativas, que estão presente em toda a língua e são as grandes responsáveis pela capacidade de sentir o gosto das coisas, nos impedindo temporariamente de sentir certos sabores, principalmente o doce.
“Com a língua e a boca ressecadas e sem sentir certos gostos, sentimos a necessidade de ingerir líquidos”, diz a especialista.
Sintoma rápido
A boa notícia disso tudo é que essa sensação dura pouco tempo, pois o LSS fica um curto tempo em contato com as papilas gustativas durante a escovação. Mas a má notícia é que ele tem parceiros nessa missão de ressecamento bucal.
“As pastas de dente também costumam ter aromatizantes e tensoativos (substâncias capazes de alterar as propriedades de uma substância) e todas elas ressecam a mucosa da boca, causando sede”, diz Thaylla.
Por outro lado, para exterminar essa sede toda basta beber muita água o que é bom para a saúde bucal, pois ela hidrata toda a boca e contribui favoravelmente com a qualidade e a quantidade do fluxo salivar.
Problemas bucais
Apesar desse problema da sede parecer inofensivo, a coisa não é tão simples assim. O ressecamento da boca causado por essas substâncias presentes em certas pastas de dente pode trazer outros danos para a saúde bucal.
“Atualmente, pesquisadores estabeleceram uma ligação entre o aparecimento de aftas em algumas pessoas e o uso de pastas de dentes contendo o Lauril Sulfato de Sódio”, diz Thaylla.
Além disso, o ressecamento pode causar uma descamação da mucosa, fazendo com que resíduos e células mortas se acumulem sobre a língua formando a saburra lingual (camada esbranquiçada que se fixa no fundo da língua), um dos principais vilões do bom hálito. “Esse ressecamento ainda pode causar um gosto amargo na boca e até ardência bucal”, diz a especialista.
Por isso, se sua resposta foi sim para a pergunta feita no início da matéria procure seu dentista e converse com ele sobre isso, ele saberá te indicar os melhores produtos e dar dicas para evitar problemas bucais.
O XV Encontro Científico da Associação Brasileira de Halitose é a oportunidade perfeita para você, colega Cirurgião-Dentista, ampliar conhecimentos sobre o CONTROLE DA HALITOSE.
Tratar o mau hálito de forma adequada pode ser a chave entre uma vida de solidão e tristeza.
SOS Mau Hálito: ferramenta que facilita a comunicação sobre halitose é tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2024
Se você estivesse com halitose (mau hálito), como gostaria de ser avisado? Por um serviço efetivo, porém impessoal, como é o SOS Mau Hálito? Ou por um amigo, familiar ou colega de trabalho que demonstrou interesse genuíno em você e no cuidado com a sua saúde?
Um evento imperdível! Já que teremos a oportunidade de aprender sobre o assunto pela perspectiva de um médico que atua conosco no tratamento da Halitose.
Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.
A halitose, ou mau hálito como é popularmente conhecida, é um problema que nem sempre é levado a sério, mas na verdade atinge mais gente do que se imagina. Cerca de 1/3 da população mundial sofre com a halitose, sendo que só no Brasil [...]
Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]
Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas.
O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]
Faço parte do grupo Oris e há mais de vinte anos nos dedicamos ao tratamento do mau hálito e, em meio à crise que vivemos por causa da pandemia, as máscaras físicas viraram sinônimo de segurança para muitos que tem halitose! Sim, falo das [...]
A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) realizou, na última segunda-feira (23/8), uma reunião com cirurgiões-dentistas especializados em halitologia. O objetivo foi discutir a retomada da comissão técnica de halitose do CROSP.
O [...]
Há mais de um ano as máscaras, sejam descartáveis ou não, têm sido acessórios frequentes nos rostos da população mundial. E para um país que nunca usou máscaras a fim de evitar contaminação [...]
Quem avisa amigo é
Este é o tema da nossa campanha no combate à halitose
(ABHA 2020) , e hoje quero deixar aqui algumas observações que poderão ajudar àqueles que trazem consigo esta queixa, tão desagradável, que [...]
‘Mau hálito: quem avisa amigo é’ é tema de campanha nacional
Ações com informações e o orientações sobre saúde bucal e tratamentos serão realizadas nas redes sociais.
“Quem avisa amigo [...]