Prezado(a) Sr(a) [[nome_do_destinatario]] ,

A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) é formada por profissionais da área da saúde que se dedicam principalmente ao estudo e às pesquisas sobre a Halitose (mau hálito). No site www.abha.org.br foi criado o "SOS Mau Hálito", que é um espaço na Internet para pessoas que têm um amigo(a) portador(a) desse problema e ficam constrangidas de informá-lo(a).

Por que a ABHA está lhe enviando esta correspondência?
Porque um amigo próximo a você, conhecendo o trabalho desenvolvido pela nossa Associação, solicitou que entrássemos em contato para alguns esclarecimentos.

O que é Halitose?

Halitose é o nome científico do mau hálito, que não é uma doença, e sim um sintoma. Ela pode ter mais de 50 origens, porém, sabe-se que em mais de 90% dos casos a origem está na boca. A halitose nem sempre é sinônimo de uma má-higiene, podendo ser causada por inúmeros outros motivos, como stress, problemas nas vias aéreas superiores, presença de saburra lingual, redução da produção de saliva, cáseos amigdalianos, etc.

Por que o portador de halitose não sente seu próprio hálito?

Porque quando um odor é constante, o bulbo olfativo fica impregnado e, por "fadiga olfatória", deixa de senti-lo. Por isso o portador de halitose não consegue sentir seu próprio hálito.

Como você pode saber se é portador de halitose?

Como normalmente não sentimos nosso próprio hálito, e muitas pessoas sentem-se constrangidas em nos informar quando há alguma alteração, a ABHA sugere 03 opções:

Fazer um auto-exame da língua diante de um espelho, verificando se há saburra lingual (camada esbranquiçada ou amarelada que se deposita no "fundo" da língua).

Perguntar a alguém de sua confiança, em diferentes horários, se ela percebe alguma alteração em seu hálito.

Consultar um profissional especializado em halitose que esteja habituado a avaliar e tratar o mau hálito, pois ele tratará a causa e o efeito do problema. Se esse profissional possuir um gás cromatógrafo (equipamento que mede o hálito) você terá como medir o seu.

A ABHA deixa bem claro que apesar do SOS Mau Hálito ter sido criado com o objetivo de orientar os portadores de Halitose, não estamos livres de recebermos e-mails enviados por pessoas que queiram fazer brincadeiras de extremo mau gosto e, portanto, caso você não seja portador desse problema, solicitamos que ignore essa correspondência e pedimos, nesse caso, nossas sinceras desculpas. Porém, caso você se identifique com esse problema e queira ajuda, estamos à disposição para esclarecer, informar ou mesmo indicar um profissional qualificado para ajudá-lo.

Atenciosamente,


Claudia Christianne Gobor
Presidente da ABHA


P.S.: Para maiores esclarecimentos sobre Halitose ligue para (41)4105-0514 ou acesse nosso site (www.abha.org.br).