ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Doenças Bucais: A influência no organismo e vice-versa

Publicado em : 28/03/2017

Autor : Jaqueline Hlawensky

Fonte : Ludovica - Blog Da Boca pra Fora - http://ludovica.opopular.com.br/blogs/blog-da-boca-pra-fora/blog-da-boca-pra-fora-1.859656/doenças-bucais-a-influência-no-organismo-e-vice-versa-1.1248479


Você já pensou sobre como a saúde da boca é importante para que o resto do nosso corpo também se mantenha saudável? O nosso hálito, além de vários outros elementos em nossa boca, pode sugerir diversas doenças no nosso organismo. A realidade é que equipes hospitalares necessitam com urgência do cirurgião-dentista pós-graduado em odontologia hospitalar. O tratamento das pessoas acamadas é mais favorável quando acompanhado pela equipe multidisciplinar. 

Para mostrar o quanto é necessário ficar atento à influência das doenças bucais no nosso organismo e vice-versa, convidei a cirurgiã-dentista Jaqueline Hlawensky para falar sobre o assunto.

Confira:

“Sabe aquela velha história que saúde começa pela boca? Apesar de soar como um clichê, ela é verdadeira. Não há dúvidas de que todos nós vamos ouvir essa frase em alguma fase da nossa vida. Mas que relação tem a boca com outros órgãos do nosso organismo? Pesquisas recentes constataram que 88% dos brasileiros têm cárie, 90% sofrem de inflamação na gengiva e desses, 30% tem periodontite, que se caracteriza por perda óssea irreversível e pode levar a perda do dente.

Sendo assim, sabe-se que a boca é a porta de entrada de muitas doenças. Quando a saúde oral não está equilibrada, as bactérias e fungos (que são comuns) podem proliferar e atingir outros órgãos distantes da boca. É importante salientar que a integridade da saúde oral previne a manifestação e agravamento de algumas condições sistêmicas. Desse modo, atualmente não focamos a prevenção apenas na aplicação de flúor, selante e orientação de escovação. A integridade de toda a boca pode favorecer a realização de diagnóstico precoce e de doenças de todo o organismo, além de diminuir o avanço de muitas patologias.

As doenças cardiovasculares, diabetes, alterações gástricas, partos prematuros e o câncer, por exemplo, podem sofrer um agravamento se o paciente não tiver saúde bucal equilibrada. Além disso, pesquisas indicam que a periodontite pode estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Dessa maneira, quem é suscetível a distúrbios cardíacos tem 25% mais probabilidade de desenvolver endocardite bacteriana, uma inflamação grave da película que envolve o coração, podendo levar ao óbito. Uma explicação para essa associação é que as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular.

Nos diabéticos, a doença da gengiva (periodontite) aumenta a resistência à insulina, uma condição do hormônio responsável por tirar a glicose da corrente sanguínea e jogar dentro das células. Infelizmente, grande parte dos diabéticos desconhece essa condição. Portanto, a consulta com cirurgião-dentista é primordial. Os pacientes com câncer e que tem problemas gengivais e/ou cárie têm que ser tratados previamente ao tratamento do câncer (cirúrgico, radioterápico), pois pode ocorrer manifestações bucais decorrentes desses tratamentos ou agravar os já existentes, podendo ser tão grave que, muitas vezes, leva à interrupção temporária do tratamento oncológico.

Nos pacientes que têm gastrites e úlceras pelo H. Pylori (uma bactéria reconhecida por causar gastrite), sabe-se que o contágio desse micro-organismo se dá principalmente através de alimentos contaminados. Porém, há vários estudos evidenciando que a boca atua como um reservatório dessa bactéria, favorecendo uma contaminação constante. Ou seja: essas bactérias podem estar presentes na placa bacteriana da doença periodontal.

Nas mulheres grávidas, a infecções na gengiva podem causar abortos, partos prematuros e nascimento de bebês de baixo peso. Além disso, a infecção da gengiva também pode prejudicar o bom desenvolvimento de uma gravidez saudável.

Enfim, devemos estar sempre alerta com nossa saúde bucal. Uma escovação correta e uso de fio dental, além de consultas periódicas ao dentista previnem não só doenças da boca, mas também sistêmicas. Sendo assim, um sorriso bonito é aquele com saúde, pois essa começa na boca.”

* Jaqueline Hlawensky é cirurgiã-dentista, periodontista, membro da Associação Brasileira de Halitose e pós-graduanda em Odontologia Hospitalar pelo Albert Einstein.



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites