ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Beber água de manhã reduz 60% das causas da halitose matinal

Publicado em : 10/10/2016

Fonte : Saúde Terra -

Não só de manhã, como durante o dia todo, a água umedece a mucosa ressecada, hidrata o organismo e estimula as glândulas salivares

 

Um estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene garantiu que o hábito de beber água pela manhã pode reduzir o mau hálito matinal. E, segundo a pesquisa,  vale tanto ingerir o líquido quanto fazer apenas bons bochechos para que 60% das substâncias que causam o problema sejam eliminadas.

 

Não adianta negar, apesar de bem desagradável, o mau hálito matinal é um problema que atinge todo mundo, em menor ou maior intensidade. Isso por que a noite, enquanto dormimos, nosso fluxo salivar reduz drasticamente, fazendo com que a proteção natural proporcionada pela saliva seja diminuída.

“Com isso, aumenta a formação de saburra lingual e as bactérias presentes na cavidade bucal decompõem a matéria orgânica, produzindo compostos sulfurados voláteis (principais responsáveis pelo mau hálito)”, diz João Paulo Pinto, cirurgião-dentista especializado em Periodontia e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

A halitose matinal também pode ser causada pelo longo período de jejum que ficamos durante a noite.

“Mesmo durante o sono nosso corpo segue demandando energia para manutenção das funções vitais, e frequentemente recorremos às reservas de gordura existentes para gerar glicose, essencial a este processo. O problema é que esse mecanismo acaba por liberar na corrente sanguínea gases carregados de odor, que após as trocas gasosas no pulmão são liberados no ar expirado, alterando nosso hálito”, diz o especialista.

Beber água ajuda sim! 
Segundo João, a pesquisa citada logo no início da matéria traz uma informação que de fato colabora com a eliminação do problema.

“Beber água ao acordar rompe todo esse processo de estagnação bucal, umedece as mucosas antes ressecadas e reidrata o organismo, estimulando as glândulas salivares a retomar a produção normal de saliva, promovendo uma higienização natural da cavidade bucal que determina uma redução dos níveis de compostos malcheirosos relacionados à halitose”, diz João.

Na verdade, a água é mais amiga do bom hálito do que você pode imaginar. “Beber água durante todo o dia, não só durante a manhã, ajuda a manter um hálito saudável, exatamente pelas mesmas razões citadas acima. Precisamos de uma ingestão de líquidos adequada (de aproximadamente 2 litros/dia para uma pessoa de 65 kg) para mantermos um equilíbrio hídrico no organismo, essencial para a manutenção de um fluxo salivar adequado”. Diz o especialista.

Mas água não é tudo 
Como acabamos de ver, beber água ajuda muito no combate ao mau hálito, mas claro que se você quer manter o odor bucal sempre fresco terá que fazer mais por sua boca.

A principal forma de combater o mau hálito é realizar rotineiramente uma correta higiene dos dentes, gengivas, língua e garganta, principais nichos bacterianos da boca, responsáveis por pelo menos 90% dos casos de mau hálito.

“Cabe ressaltar que a qualidade dessa higiene é mais importante do que a quantidade. E o dentista é o profissional capacitado para instruir e treinar seus pacientes para que realizem técnicas eficazes e também para indicar quais são os produtos de higiene mais adequados para cada indivíduo”, diz João.



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites