ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

‘A saliva é o termômetro da saúde bucal’, diz especialista

Publicado em : 04/10/2016

Fonte : O Hoje -

‘A saliva é o termômetro da saúde bucal’, diz especialista

Vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose explica que cuidar da saliva pode ser crucial para manter a saúde da boca

 

Elisama Ximenes

Comprar balinhas para disfarçar o mau hálito é um costume de quem se flagra com um cheiro ruim na boca no meio da tarde. Uma vez ou outra é até comum, mas se isso se tornar recorrente é preciso entender do que se trata. O mau hálito é um problema de saúde e que afeta a autoestima de quem é sua vítima. Ao contrário do que se pensa, o estômago é um dos vilões mais inofensivos da saúde bucal. A saliva, entretanto, é o maior causador do hálito ruim, sendo responsável por 90% dos casos. O estômago, por outro lado, tem culpa somente em 1% dos casos de halitose.

Quem explica como isso funciona é a vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), a cirurgiã-dentista Karyne Magalhães. Para quem ainda está em dúvida, halitose é o nome dado ao famoso mau hálito. Sabendo que a saliva é a principal vilã do bom cheiro bucal, os cuidados devem estar voltados para ela. Mas, antes de tudo, é preciso perceber quando algo está errado com a boca. Karyne explica que um dos sinais mais perceptíveis é a sensação de boca seca, também chamada de xerostomia. “Ela pode ser causada por desidratação ou até pela ansiedade”, explica. Se existe essa sensação na boca, significa que algo não está normal.

“A pessoa com boca seca tem dificuldade para conversar e sente a língua encostar no céu da boca como se fossem dois plásticos. Além disso, ela pode engasgar mais e ter uma certa rouquidão na voz”, detalha. A saliva é responsável por proteger o sistema, segundo Karyne. De acordo com ela, a salivação pode evitar, por exemplo, inflamações estomacais e no esôfago. Além disso, ela é responsável pela proteção contra bactérias, vírus e todos os tipos de micróbios. A digestão também tem grande participação da saliva. Por isso quem produz pouca saliva tem dificuldades para comer.

Outra função importante da saliva e que é pouco percebida é no paladar. Apesar de a língua ser a principal responsável, sem a saliva não é possível ter a sensação total de gosto. Por isso,  quando ficamos doentes, com febre, e a produção de saliva é reduzida, sentimos menos o gosto das comidas. Karyne gosta de dizer que “a saliva é o termômetro da saúde bucal”. O baixo nível salivar também faz com que apareçam placas indesejadas na boca. É o caso das massinhas brancas com cheiro extremamente desagradável que podem aparecer. Quando se tem menos saliva, as bactérias e resíduos alimentares acumulam-se nas amígdalas, produzindo o cáseo amigdaliano – que é seu nome científico. 

A respiração de boca aberta também é uma prejudicial para a saúde bucal. Isso porque o ar respirado resseca a boca. “O certo é a respiração ortonasal, pelo nariz. Durante a noite, um organismo saudável produz apenas 40ml de saliva; quem dorme de boca aberta produz menos ainda, ou seja, é muito prejudicial”, explica a cirurgiã-dentista. Além disso, a sequidão também é uma aliada para a chegada de cáries e o aparecimento de gengivites. A higiene matinal, portanto, é importante para inibir o mau hálito, com o qual todos acordamos, e torna-se ainda mais importante para quem dorme com a boca aberta.

Por falar em higiene, Karyne lembra da importância de escovar os dentes com escovas de cerdas macias, creme dental e fio dental. Mas ressalta que a higiene pode ser ainda mais eficiente se feita com produtos recomendados por um cirurgião dentista que conheça a saúde da sua saliva. Ao contrário do que dizem as propagandas, Karyne explica que antissépticos não são recomendados e que creme dental tem função limpante e não tem como agir como clareador dental. Para mais que os hábitos de higiene, tomar água também é um dos principais aliados da saúde bucal. A longo prazo, idas frequentes ao dentista são cruciais e, por vezes, elas podem vir acompanhadas de tratamento psicológico.

A seguir, algumas dicas divulgadas pela ABHA para combater o mau hálito:

• Alimente-se com intervalo máximo de três horas para evitar a hipoglicemia e estimular a salivação.
• Alimentos cítricos, como a laranja, estimulam as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.
• Faça uma boa higienização após as refeições, escovando os dentes, usando fio dental – e limpador lingual quando possível.
• Faça visitas periódicas ao cirurgião-dentista e ao médico. 
• Tome diariamente bastante água para se hidratar e incentivar a produção de saliva, lembrando que 99% da constituição da saliva é água. Uma conta simples é 35ml de água para cada quilo de peso corporal.
• Evite a automedicação e, sempre que possível, converse com seu médico para substituir medicamentos que causam sensação de boca seca.
• Sinusites crônicas, diabetes, problemas hepáticos e renais, distúrbios intestinais, dentre outros, podem gerar mau hálito.
• Evite antissépticos bucais com álcool na formulação, pois eles ressecam a mucosa bucal e agravam ainda mais o problema do mau hálito.
• Cuidado com dietas muito restritivas, que podem causar carências nutricionais e cetose, que podem gerar halitose. 
• Tente controlar o estresse, já que o fluxo salivar tem relação direta com o equilíbrio do sistema nervoso central.



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites